Wednesday, June 15, 2005

Democracia

Gilberto Dupas já afirmava em seu texto "Duas Contradições do Capitalismo Global" que a economia atual estava passando por um processo de terceirização. A grande maioria dos serviços, que não exigem decisões de alto risco, são tomadas por empresas terceirizadas, independentes da grande empresa central.

No Brasil, esse processo de terceirização foi levado muito a sério. Tudo começa a ser terceirizado, inclusive a culpa dos fracassos sucessivos do governo. O PTB diz que a culpa é do PP. O PP fala que a culpa é do PT, o PT fala que é do PSDB e assim sucessivamente.

E enquanto isso, ninguém toma uma decisão firme. Ninguém está preocupado em mudar o sistema político (alguém sabia que o Enéias, deputado federal mais votado com mais de 1 milhão de votos, levou junto mais dois do PRONA justamente por causa desse 1 milhão de votos?), porque é conveniente para os grupos aristocráticos. E, cada vez mais, o Estado de Natureza proposto por Thomas Hobbes em seu Leviatã no século XVII se aproxima da realidade brasileira.

Porque, convenhamos: para que eu vou agir em prol da honestidade, da ética e da moralidade se o cara do lado vai usar isso para tomar o meu dinheiro? Eu quero é sobreviver com dignidade, salvar o meu rabo; o resto que se dane.

Essa é a mentalidade que guia o povo brasileiro atualmente. Dupas já dizia que o desemprego estrutural geraria essa individualidade. E o que o governo faz a respeito? Chora, enquanto os Robertos, os Severinos, os pastores, os bispos, os padres e todos os religiosos do Congresso Nacional brigam para ver quem é o culpado por roubar mais.

No final, são todos cúmplices.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home